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Plano de Segurança Bancária

É o documento anual através do qual toda instituição financeira em que haja guarda e movimentação de numerário apresenta o seu sistema de segurança à Polícia Federal.

Documentos/Requisitos necessários

Requisitos

O Plano de Segurança deve apresentar pelo menos três dispositivos de segurança, sendo dois específicos, que são a presença de vigilantes armados e alarme eficiente, e mais um dispositivo dentre:

  • Equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens;
  • Artefatos que retardem a ação dos criminosos, como:
  • Portas giratórias detectoras de metais e 
  • Equipamento de retardo instalado na fechadura do cofre;
  • Cabina blindada com vigilante.

 

Documentos

1 - Primeiro Plano de Segurança ou renovação com alteração ou diminuição dos elementos de segurança:

  • Descrição da quantidade e da disposição dos vigilantes e  demais elementos de segurança.
  • Projetos de construção, instalação e manutenção do sistema de alarme, sob responsabilidade de empresa idônea autorizada pela PF.
  • Cópia do alvará do serviço orgânico de segurança ou contrato com empresa de segurança privada.
  • Descrição de toda área do estabelecimento.
  • Justificativa para alteração ou redução dos elementos de segurança, se for o caso.
  • Comprovante de recolhimento da taxa de vistoria de estabelecimentos financeiros.

 

2 - Renovação do Plano de Segurança sem redução, sem alteração ou com aumento dos elementos de segurança:

  • Pedido de renovação de plano de segurança informando que não houve alteração ou que os elementos de segurança foram aumentados em relação ao Plano anterior.
  • Comprovante de recolhimento da taxa de vistoria de estabelecimentos financeiros.

 

Como obter?

Cada agência, Posto de Atendimento Bancário (PAB) ou Cooperativa de Crédito deverá protocolar o Plano de Segurança na unidade da Polícia Federal da sua cidade ou circunscrição, devendo anexar os documentos referenciados.
 

Prazo Médio

60 dias.

Ações do documento