Você está aqui: Página Inicial / Educacional / Escola Superior de Polícia

Escola Superior de Polícia

Inaugurada em 18 de outubro de 2011, a Escola Superior de Polícia (Cesp/ANP) é fruto da reestruturação da antiga Coordenação de Altos Estudos de Segurança Pública (Caesp). Trata-se do núcleo de pós-graduação lato sensu e de pesquisa acadêmica da ANP, visando à produção e disseminação de conhecimentos na área das Ciências Policiais.

A Caesp foi criada pelo Decreto nº 4.053/2001 e sua atuação foi pautada inicialmente na elaboração de pesquisas acadêmicas na área de segurança pública e na intermediação de convênios, parcerias e protocolos de cooperação. Com o credenciamento da Academia Nacional de Polícia para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pelo MEC em 2008, passou a ser responsável por tais ofertas, estruturando o atual programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Policiais, que, paralelamente aos cursos de especialização, também realiza eventos científicos e parcerias com unidades acadêmicas nacionais e internacionais.

A Escola também é responsável pelos Cursos de Aperfeiçoamento Policial para Classe Especial, antigos CSP (Curso Superior de Polícia) e CEP (Curso Especial de Polícia), pré-requisito essencial ao acesso ao último nível da carreira, estruturados conforme as atribuições específicas da classe especial de cada cargo.

No tocante às pesquisas e à divulgação acadêmico-científica, a Cesp promove publicações como a Revista Brasileira de Ciências Policiais e a Revista Segurança Pública e Cidadania, as quais agregam o conhecimento produzido em pesquisas e cursos em suas ações.

Missão
Promover as capacitações da Polícia Federal, em nível de pós-graduação (aperfeiçoamento e especialização) na área das Ciências Policiais.

Visão
A Coordenação da Escola Superior de Polícia como centro de excelência na pesquisa, integração, processamento e disseminação de conhecimento aplicado, e como referencial de doutrina aos profissionais de segurança pública.

Saiba mais:
Inauguração da Escola Superior de Polícia
Parcerias

Ações
Ações do documento