Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / 09 / PF deflagra operação Cheque em Branco contra desvio de recursos publicos

PF deflagra operação Cheque em Branco contra desvio de recursos publicos

27/09/2013

São Luiz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 27/9, a Operação Cheque em Branco, de combate a Desvio de Recursos Públicos,  em cooperação com a Polícia Civil do Estado do Maranhão e com a Controladoria Geral da União. 

Foram cumpridos 10 mandados de condução coercitiva nas cidades de São Luís, Serrano do Maranhão, Turilândia, Santa Luzia, Pedro do Rosário, Cajapió, Arari e Paulo Ramos, todos no Maranhão. Os investigados foram conduzidos até a Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão para se submeterem a interrogatórios, acareações e demais procedimentos relativos aos seus indiciamentos.

A operação é fruto de investigações que apontam  a existência de um esquema de agiotagem no Estado. Estão envolvidos diversos gestores e ex-gestores municipais, empresários de diversos seguimentos, especialmente do ramo de factoring, bem como as empresas sob seus respectivos controles, esquema este movimentado e alimentado, inclusive, por meio do desvio de recursos públicos federais, notadamente daqueles destinados à educação e à saúde.

 O nome da operação faz alusão ao modus operandi da organização criminosa, o qual indica que os referidos gestores municipais entregavam cheque e guias de saques, vinculados à contas abertas especificamente para movimentação de recursos federais dos municípios, todos assinados “em branco” pelos gestores, como forma de pagar empréstimos pessoais contraídos a juros exorbitantes, deixando ao alvitre dos agiotas os recursos públicos federais repassados aos municípios.

 

 

 

 

 

Comunicação Social

Superintendêncida da Polícia Federal no Maranhão

registrado em: