Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Novembro / Policiais Federais apreendem contrabandista de cigarros no Uruguai

Policiais Federais apreendem contrabandista de cigarros no Uruguai

23/11/2012

Santana do Livramento/RS – A Policia Federal, apreendeu, na madrugada desta sexta-feira, 23, um veículo carregado de cigarros estrangeiros, em Rivera, no Uruguai, oriundos do Paraguai.

A ação, que teve inicio no Brasil e foi concluída no Uruguai por policiais brasileiros, foi realizada respeitando as condições previstas no Acordo de Rio Branco de Cooperação Policial firmado pelo Brasil com o Uruguai em 2004.

Os policiais realizavam trabalho pela Operação Sentinela, na BR-293, quando viram um carro fazendo uma ultrapassagem, cuja atitude do motorista era suspeita. Iniciou-se, então, uma perseguição que durou 11km, e terminou já em território uruguaio, quando o criminoso perdeu o controle de veículo e bateu em uma lixeira.

Constatado que o carro estava carregado de cigarros descaminhados, o motorista foi detido e entregue às autoridades uruguaias, juntamente com os 1.800 pacotes de cigarros. O homem foi preso em flagrante e instaurado inquérito policial no Uruguai.  O contrabandista deverá ficar preso até a conclusão da fase que antecede a acusação.

Em Santana do Livramento também será instaurado inquérito para apuração dos fatos, já que a execução do crime teve início no Brasil.

A Operação Sentinela é uma intensificação do controle, fiscalização e inteligência policial na faixa de fronteira do Brasil com países vizinhos e tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.

 

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santana do Livramento/RS
Tel: (55) 3241-9000