Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Dezembro / Operação Durkheim – PF apresenta relatório à Justiça Federal

Operação Durkheim – PF apresenta relatório à Justiça Federal

07/12/2012

São Paulo/SP – A Polícia Federal encaminhou o relatório do inquérito policial, conhecido como Operação Durkheim, à 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. As investigações apuram o cometimento de crimes de violação de sigilo, interceptações telefônicas clandestinas e crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha, dentre outros.

Seis pessoas estão presas preventivamente, duas encontram-se foragidas e 65 foram indiciadas.

Como já haviam sido colhidos elementos suficientes para caracterizar a autoria e a materialidade do crime que havia dado início à operação, ou seja, a extorsão praticada por um policial federal da ativa e um aposentado contra pessoas que teriam sido mencionadas em investigações sigilosas pela Delegacia da Polícia Federal em Campinas/SP, o inquérito foi relatado e encaminhado ao Ministério Público Federal, que poderá oferecer denúncia ou devolver o inquérito à PF para outras diligências.

Em razão da multiplicidade de crimes e de investigados descobertos ao longo da investigação, os delegados responsáveis pelo inquérito representaram à Justiça Federal pelo desmembramento das investigações em quatro inquéritos para apurar: a) crimes financeiros, b) crime de violação de dados protegidos por sigilo, c) escutas telefônicas ilegais e, d) crime de contrabando, identificado durante a operação.

Ao ser autorizado o desmembramento do inquérito policial principal, as investigações relativas aos demais crimes prosseguirão de modo independente para apurar a responsabilidade de todos os suspeitos.


Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo/SP
Tel: (11) 3538-5013 ou 5030

registrado em: