Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / 12 / PF deflagra Operação El Cid 2 contra fraudes à Previdência Social

PF deflagra Operação El Cid 2 contra fraudes à Previdência Social

05/12/2012

Campinas/SP - A Polícia Federal desencadeou, nesta quarta-feira (5), a Operação El Cid 2, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava nas cidades de Itatiba, Bragança Paulista e região, dedicada à intermediação fraudulenta, especialmente de benefícios previdenciários de pensão por morte. O período investigado foi o de 2003 a 2012.

Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e cinco Mandados de Prisão Temporária. A operação é resultado de uma Força Tarefa composta pela PF, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal.

As investigações, iniciadas ao final de 2010, constataram a presença de intermediadores, dentre eles advogados e contadores que, se utilizando da senha da conectividade social, efetuavam inclusão nos sistemas da Previdência Social, de dados ideologicamente falsos com empresas desativadas, gerando vínculos empregatícios que tinham por objetivo a percepção imediata ou futura de benefícios previdenciários, tanto na via administrativa quanto na via judicial, induzindo a erro os servidores do INSS e do Poder Judiciário.

As atividades criminosas geraram o prejuízo de R$ 4,7 milhões até junho desse ano, que pode ser projetado, estimativamente, de acordo com a expectativa de vida do IBGE, ao montante de R$ 22, 8 milhões.

Participam do cumprimento dos mandados 68 policiais federais e 12 servidores da Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Riscos do Ministério da Previdência Social (APEGR).

Os autores dos delitos serão indiciados por estelionato qualificado contra a Previdência Social, formação de quadrilha, falsidade material, falsidade ideológica,  uso de documento falso e fraude processual.

 


Comunicação Social da Polícia Federal na Delegacia de Campinas/SP
Tels: (19) 3345 2224

registrado em: